Mel: setor produtivo tem workshop sobre exigências da União Europeia
As exigências da União Europeia para habilitação de unidades exportadoras de mel serão temas de workshops, ministrados por técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), aos apicultores e representantes de federações e associações. A medida foi decidida na 12ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mel, nessa segunda-feira (9), em Brasília.Os workshops devem começar em abril e serão realizados por estado. O calendário será elaborado pela Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel) e CBA. O objetivo é unificar a linguagem em todas as regiões, para assim, adequar estruturas habilitadas a exportar com qualidade, cumprindo as normas do Mapa e da comunidade europeia, disse o presidente da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), José Gomercindo Corrêa da Cunha.
A câmara aprovou a criação de um grupo de trabalho para apresentar propostas de custeio, investimento e comercialização do mel para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2009/2010, a ser anunciado no início de julho.
Outra medida analisada pela Câmara foram as propostas para a formulação de políticas setoriais para o mel e subprodutos, como a modernização da produção, ações de marketing e a promoção do desenvolvimento sustentável no setor. O resultado será apresentado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no dia 25 de março.
Setor produtivo do mel – O Brasil possui mais de mil casas de mel (unidades de extração), com 350 mil apicultores. São 450 mil empregos no campo e 16 mil na indústria. Em 2008, o setor apícola dobrou as exportações, aumentando 42%, em relação a 2007.
Do site: www.noticiasrurais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário