quarta-feira, 27 de julho de 2011

Inclusão Rural


Governo lança programa Brasil sem Miséria Rural

Objetivo é elevar a renda e as condições de bem-estar da população do campo que se encontra em situação de pobreza extrema
por Globo Rural On-line
 Shutterstock
O programa Brasil sem Miséria Rural foi lançado nesta segunda-feira (25/7) na cidade de Arapiraca (AL). A iniciativa faz parte do programa Brasil sem Miséria, divulgado em junho deste ano com o objetivo de elevar a renda e as condições de bem-estar da população em situação de pobreza extrema. O projeto agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos nas áreas de educação, saúde, assistência social e inclusão produtiva.
Com um conjunto de ações em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil, o governo federal quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pelo crescimento econômico brasileiro. O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, e a presidente da República, Dilma Rousseff, participam da cerimônia. 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) formalizou duas Cédulas de Produto Rural com doação simultânea (CPR-Doação) para a compra de alimentos produzidos por uma associação de quilombolas e por uma cooperativa de agricultores familiares do estado da Bahia. Os documentos fazem parte das ações do Programa da Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). 

A primeira doação será assinada com a Associação dos Pequenos Produtores Rurais e Artesãs Quilombolas da Fazenda Alto Bonito, do município de Senhor do Bonfim (BA). Serão liberados cerca de R$ 226 mil para a aquisição de produtos hortigranjeiros, além de polpas de frutas, bolachas e ovos. A maior parte dos fornecedores é formada por mulheres. Os produtos serão doados a três entidades do município e distribuídos para mais de quatro mil pessoas. 

Para a Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba), de Ilheus (BA), serão doados R$ 584 mil para a compra de produtos hortigranjeiros, polpa de frutas e frutas como mamão, melancia, banana, além de batata. A operação envolve 130 agricultores familiares. Os alimentos serão doados a 16 entidades que auxiliam 6,3 mil pessoas em situação de insegurança alimentar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário