domingo, 18 de dezembro de 2011

Noticias da Amazônia

Projetos expandem produção do guaraná no Amazonas

Aquisição de mudas da espécie e cursos de capacitação aumentam em 52,9% renda de produtores da região
por Globo Rural On-line
Agência Sebrae
Foram divulgados esta semana os resultados finais dos projetos “Cultura do Guaraná no Baixo e Médio Amazonas”“Implantação do Selo de Indicação Geográfica do Guaraná de Maués” que, durante três anos, apoiaram e levaram conhecimentos técnicos, mercadológicos e gerenciais a dezenas de produtores rurais de guaraná da região do médio e baixo Amazonas. 

A área trabalhada envolve os municípios de Maués, Barreirinha, Nhamundá, Urucará, Boa Vista do Ramos, Parintins e São Sebastião do Uatumã. Em todas as regiões os ganhos financeiros dos produtores participantes aumentaram em 52,9%, na comparação com o rendimento médio verificado no início do projeto, em 2009, que era de R$ 4.466,80 por agricultor. 

Entre as principais ações, a maioria delas realizadas em Maués, a 268 quilômetros de Manaus, e Urucará, a 270 quilômetros da capital do estado, estão a aquisição de 30 mil mudas da espécie e a realização de 30 cursos nas áreas de gestão do negócio rural, associativismo, cooperativismo, artesanato, gastronomia e processamento do guaraná. 

Outros resultados de destaque ficam com a ampliação em 20% das áreas plantadas de guaraná e o aumento em mais de 50% do rendimento financeiro dos agricultores na comercialização do produto. 

“Quando comecei a fazer parte do projeto, minha área plantada era de três hectares. Agora, depois de vários cursos, estamos plantando em cinco”, comemorou o produtor rural José Luiz Medeiros, de 61 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário